O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
06/10/2020 - 11h06
Educação da criança

Por Brígida Borges

É importante que as crianças possam encontrar à sua volta pessoas boas, leais, pacientes, interessadas, buscadoras de Deus e amigas do bem. Isso fará com que elas encontrem o verdadeiro sentido da vida que é o de fazer o bem e saber como proceder para viver em harmonia com o planeta e as pessoas. É bom lembrar que:

Se a criança vive com críticas, ela aprende a condenar.
Se a criança vive com hostilidade, ela aprende a agredir.
Se a criança vive com zombarias, ela aprende a ser tímida.
Se a criança vive com humilhação, ela aprende a se sentir culpada.
Se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente.
Se a criança vive com incentivos, ela aprende a ser confiante.
Se a criança vive com retidão, ela aprende a ser justa.
Se a criança vive com fraternidade, ela encontra o rosto de Deus.
Se a criança vive com elogios, ela aprende a apreciar.
Se a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma.
Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo.

A sociedade que procura negar que as crianças tenham acesso a Deus é imoral e está fadada ao fracasso, pois estão privando o seu futuro do sentido real da vida.

Frei Almir Ribeiro Guimarães nos ensina que: “Felizes são as crianças que aprendem a rezar com seus pais, que percorrem com os olhos do corpo e do coração as páginas do álbum da família de Deus que é a Bíblia que lhes é mostrada no testemunho das ações e do amor de seus pais”.

É no seio da família que as crianças aprendem os bons modos, a serem úteis, a desenvolver o amor pelo meio ambiente, pelo planeta, o respeito aos idosos e ao outro. Ajudam a plantar, a regar, a cuidar, a colher. São capazes de desenvolver o gosto pela gastronomia, pela ordem, pela higiene, pela música, pela leitura. São capazes de saciar a sede de alguém, desenvolvem a cortesia e amor ao próximo. Enfim, aprendem no ritmo normal da vida familiar a amar e a servir. E assim, da melhor maneira que é o exemplo que lhes é dado, encontram sentido para suas vidas.




Confira Também


Publicidade

no Facebook